Jan Amos Komenský, em latim Jan Amos Comenius,
foi um pensador tcheco considerado
o primeiro grande nome da moderna história da educação.
Mestre, cientista, escritor e teólogo, nasceu
no dia 28 de março de 1592, no município de Nivnitz, na Morávia, região
localizada na Europa central, atualmente território da República Checa. Ele foi
educado em um núcleo familiar protestante, no interior da igreja dos Irmãos
Morávios, que adotava a linha de Jan Huss, dentro de um padrão de estrita
humildade, singeleza e princípios inflexíveis e devotos.
Esta formação espiritual marcou decisivamente
a mente de Comenius e o inclinou a seguir a vocação teológica.
Na Universidade de Heidelberg (Alemanha), se
entusiasmou com as ideias de filósofos que criavam uma concepção de ciência
baseada no empirismo. Seguiu carreira religiosa e teve de fugir para a Polônia
quando, no início da Guerra dos 30 Anos, em 1618, o rei Ferdinando II decidiu
reimpor o catolicismo na Boêmia. Sua revolta com a situação o levou a escrever
obras filosóficas e pedagógicas satirizando a ordem vigente e propondo mudanças
radicais. Essas ideias seduziram pensadores da Inglaterra, que o convidaram a
trabalhar no país, mas o projeto foi abortado pela eclosão da Guerra Civil
Inglesa, em 1642. Tentativas de reforma escolar a pedido dos governos da Suécia
e da Hungria acabaram fracassando - em parte por causa da insistência do
pensador em divulgar sua "pansofia", sem sucesso - e ele voltou para
a Polônia.
Estes elementos compõem a juventude de
Comenius, e é justamente a forma como eles marcam seu espírito que o levam a
desenvolver os alicerces do que ele considera a Didática Moderna, sistematizada
em sua obra principal Didática Magna. O escritor se converte, então, no
primeiro educador ocidental a privilegiar a interação entre os pólos
instrução-aprendizagem, do ponto de vista das distinções entre estes princípios.
Sua teoria era, sem dúvida, inovadora para a época, o século XVII.
Assume então o encargo de dirigir as escolas
do Norte da Morávia. Para fugir de perseguições religiosas, refugiou-se em
Leszno, na Polônia. A partir daí, e durante 42 anos, percorre a Europa
trabalhando sem descanso pelo seu país e pelos projetos científicos e
educacionais que o movem.
Seu sistema de ensino reafirma a igualdade de
direito de todos os indivíduos no que tange ao acesso à esfera do conhecimento.
A metodologia didática do autor foi exposta em uma doutrina de teor filosófico denominada pansophia; os princípios contidos neste corpo doutrinário inspiraram as principais modificações na esfera da educação e o pensamento dos principais teóricos da história desta disciplina. Modifica radicalmente a forma de ensinar artes e ciências em sua escola, destacando-se rapidamente como professor. Ele propõe a educação concreta e persistente; uma pedagogia veloz, econômica e sem esforço excessivo; a instrução com base na vivência cotidiana de cada um; o saber científico e artístico integral; o ensino congregado em um todo.
A metodologia didática do autor foi exposta em uma doutrina de teor filosófico denominada pansophia; os princípios contidos neste corpo doutrinário inspiraram as principais modificações na esfera da educação e o pensamento dos principais teóricos da história desta disciplina. Modifica radicalmente a forma de ensinar artes e ciências em sua escola, destacando-se rapidamente como professor. Ele propõe a educação concreta e persistente; uma pedagogia veloz, econômica e sem esforço excessivo; a instrução com base na vivência cotidiana de cada um; o saber científico e artístico integral; o ensino congregado em um todo.
Comenius foi o criador da Didática Moderna e
um dos maiores educadores do século XVII.
Todos os pesquisadores são unânimes em
aponta-la como sendo sua obra-prima e
sua maior contribuição para o pensamento educacional. Continuou a ter uma vida
bastante atribulada e movimentada, produzindo cerca de 200 títulos, vindo a
morrer no dia 15 de novembro de 1670, em Amsterdam.
Já naquele século, ele concebeu uma teoria
humanista e espiritualista da formação do homem que resultou em propostas
pedagógicas hoje consagradas ou tidas como muito avançadas.
Entre essas idéias, estavam: a) o respeito ao
estágio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, b) a
construção do conhecimento através da experiência, da observação e da ação e c)
uma educação sem punição mas com diálogo, exemplo e ambiente adequado.
Comenius pregava ainda (a) a necessidade da
interdisciplinaridade, (b) da afetividade do educador e de (c) um ambiente escolar
arejado, bonito, com espaço livre e ecológico.
Estão ainda entre as ações propostas pelo
educador checo: (d) coerência de propósitos educacionais entre família e
escola, (e) desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito científico e (f)
a formação do homem religioso, social, político, racional, afetivo e moral.
A escola moderna muito deve a ele. As idéias
de seriação, currículo e avaliação modernas estão ancoradas em suas primeiras
premissas.
A atuação principal de Comenius se concentrou
em Amsterdã, cidade na qual ele permaneceu até sua morte, precedida pela fama
em todo o continente europeu; entre seus discípulos encontram-se Jean-Jacques
Rousseau, John Locke e J. H. Pestalozzi. O educador encontra a morte no dia 15
de novembro de 1670, combatendo até o final a intolerância. Ele foi sepultado
em Naarden, e em seu sepulcro foi erguido um mausoléu. Seus ideais
Propostas pedagógicas Comenius:
a) o respeito ao estágio de desenvolvimento da
criança no processo de aprendizagem,
b) a construção do conhecimento através da
experiência, da observação e da ação, e
c) uma educação sem punição, mas com diálogo,
exemplo e ambiente adequado.
d) a necessidade da interdisciplinaridade, da
afetividade do educador, e de um ambiente escolar arejado, bonito, com espaço
livre e ecológico.
e) coerência de propósitos educacionais entre
família e escola,
f) desenvolvimento do raciocínio lógico e do
espírito científico, e
g) a formação do homem religioso, social,
político, racional, afetivo e moral.
Fontes
biografias.netsaber.com.br
www.infoescola.com
frankvcarvalho.blogspot.com.br
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