Mostrando postagens com marcador Atomistas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Atomistas. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Demócrito

Demócrito ensinou que, se ele pegasse uma pedra ou algum material e esmagasse-o até que ele não fosse mais capaz de corte, então ele teria um "a-tomo". A palavra grega tomo significa "cortar", e o prefixo "a" significa "in" (incortável, indivisível). O resultado do corte de uma pedra para o seu estado sem cortes seria um átomo, ou no plural, vários átomos. Átomos modernos são tomados a partir dessa idéia antiga, mas são qualitativamente diferentes.

Demócrito era um pluralista. Para ele, havia no cosmos uma miríade de átomos diferentes. Alguns eram pequenos e suaves como rolamentos de esferas pequenas, outras eram pegajosos como um velcro, enquanto outros eram ásperos com ganchos, ou outros muito pequenos e dissipavam-se rapidamente, como perfume.


 Continuador da obra atomista de Leucipo, Demócrito de Abdera acreditava estarem os átomos em constante e violenta agitação, chocando-se constantemente uns com os outros, e transmitindo o movimento nestes choques (!). Os átomos maiores tenderiam a ficar em regiões mais baixas, constituindo a terra, enquanto os menores e mais leves constituiriam o ar. Do ponto de vista da cosmologia, os atomistas acreditavam que o espaço seria infinito, com um infinito número de mundos, produzidos por uma aglomeração de átomos que giram em vórtices ou redemoinhos, tendo esta ideia certa semelhança, portanto, com as galáxias que hoje conhecemos. Também fazia parte da doutrina de Demócrito uma crença profunda no determinismo da natureza, afirmando que ``Por necessidade estão determinadas todas as coisas que foram, são e serão''. O atomismo foi posteriormente sistematizado e continuado em Roma por Lucrécio (98-55 a.C.), em sua obra ``De Natura Rerum'' (``A Natureza das Coisas''), onde a ideia de atomismo é também aplicada para a luz e o som. Do ponto de vista filosófico, o atomismo formulado na Antiguidade deixa pouca ou nenhuma margem para a intervenção divina, sendo posteriormente considerado heresia pela Igreja Católica durante a Idade Média. 

Devemos ter em mente que as bases de nosso atomismo, na estrutura da matéria e da luz, foram fundadas, portanto, durante a antiguidade Clássica. Embora não tenham existido na antiguidade elementos experimentais para comprovar ou desmentir esta peculiar teoria sobre a estrutura da matéria, ela serviu para lançar as bases de um atomismo que voltaria a surgir na Renascença, em particular a teoria cinética dos gases de Boyle e a teoria atomista da luz proposta por Descartes e por Newton.



BIBLIOGRAFIA CONSULTADA - PESQUISA REALIZADA NOS SEGUINTES SITES:
www.templodeapolo.net
www.afilosofia.com.br
educacao.uol.com.br
origem-da-filosofia.info
www.mundoeducacao.com
www.consciencia.org
www.suapesquisa.com
www.infoescola.com
www.e-biografias.net
www.brasilescola.com
www.mundodosfilosofos.com.br

 www.webartigos.com

Leucipo

Leucipo (século V a. C.) foi um físico e filósofo atomista da antiga Grécia. É figura um tanto obscura, da qual não se conhece as datas de nascimento ou de morte, tampouco seus locais exatos. O que se sabe ao certo é que viveu durante o século V a.C., e que seu local de nascimento seria   Abdera. 

Sobre as obras de Leucipo as informações são muito fragmentárias e mal documentadas. Escreveu um livro, cujo título é retomado por Demócrito para um seu outro texto, o que fez confundir provavelmente as informações.
Por isso mesmo, temos textos referindo-se a este mesmo filósofo como Leucipo de Abdera e Leucipo de Mileto. Contemporâneo de Empédocles, sua filosofia está ligada à mesma escola jônica naturalista de Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Leucipo é frequentemente citado em conjunto com o seu mais conhecido pupilo, Demócrito de Abdera, especialmente quando o assunto é o atomismo, filosofia natural que lida com a composição fundamental dos elementos, e à qual ambos se dedicaram. Segundo Aristóteles e Teofrasto, ele foi o verdadeiro criador da teoria, que depois foi desenvolvida e elaborada por Demócrito. A elaboração do atomismo marcou o último estágio da ciência grega pré-aristotélica.
Boa parte do que se conhece sobre Leucipo vem de Diógenes Laércio, em seu breve texto "Leucipo, de   de Ábdera, ". Acredita-se que ele era um grego jônico (atual Turquia ocidental) e realizou muitas viagens, adquirindo uma vasta cultura. Morou em Eléia, onde conheceu a doutrina eleática, e depois em Abdera. Teria sido discípulo de Zenão de Eleia.Por volta de 440 ou 430 a.C.


Fundou uma escola em Abdera, a qual Demócrito era seu aluno, e estava intimamente associado. Além deste, influenciou bastante o pensamento de Epicuro e Lucrécio. Parece ter falecido em Abdera.

 Leucipo rejeitava a ideia dos pitagóricos de que a Terra é esférica. Para ele, o mundo seria constituído por uma parte cheia, constituída de átomos, e outra vazia.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA - PESQUISA REALIZADA NOS SEGUINTES SITES:
www.templodeapolo.net
www.afilosofia.com.br
educacao.uol.com.br
origem-da-filosofia.info
www.mundoeducacao.com
www.consciencia.org
www.suapesquisa.com
www.infoescola.com
www.e-biografias.net
www.brasilescola.com
www.mundodosfilosofos.com.br

 www.webartigos.com