quarta-feira, 11 de junho de 2014

Escola Eleática

Eternidade e Imutabilidade 

Eléia, - hoje Castellmare, numa pequena baía da Itália, - foi centro do   movimento   conhecida entre nós por Escola  Eleática. Possui como  principais filósofos Parmênides de Eléia considerado fundador, Xenófanes de Colófon, Zênon de Eléia e Melisso de Samos.
 Alguns cogitam, Xenófanes como fundador da escola, especialmente por que Aristóteles assim o afirma no primeiro livro da Metafísica. Seja qual for dos dois o fundador, sabemos que foi Parmênides que mais desenvolveu este pensamento, foi o autor mais destacado e prolífico. De suas obras nos restam algumas citações e fragmentos.
 No primeiro livro de sua Física, Aristóteles ocupa-se de discutir as principais teses ontológicas dos eleatas, para estabelecer o seu próprio conceito de phýsis (natureza) como princípio de movimento. Assim, o Estagirita estabelece a perspectiva para abordar Xenófanes e Parmênides como filósofos que tratam da natureza.
Os eleatas lidavam com os conceitos de "ser", "não ser", "movimento", "tempo", "espaço", "continuidade" e defenderam a unicidade estática de tudo o que existe. Eles também consideravam falsa a realidade que se apresenta aos nossos sentidos, que percebem tudo como uma multiplicidade, e a contrapunham à efetiva realidade percebida por nossa mente, capaz de apreender a unicidade da existência. Os eleatas foram os primeiros a defender a necessidade de critérios objetivos para o estabelecimento da verdade, e criaram argumentos que partiam de premissas claras e indubitáveis.



BIBLIOGRAFIA CONSULTADA - PESQUISA REALIZADA NOS SEGUINTES SITES:
www.templodeapolo.net
www.afilosofia.com.br
educacao.uol.com.br
origem-da-filosofia.info
www.mundoeducacao.com
www.consciencia.org
www.suapesquisa.com
www.infoescola.com
www.e-biografias.net
www.brasilescola.com
www.mundodosfilosofos.com.br
 www.webartigos.com
www.conteudojuridico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário