segunda-feira, 23 de junho de 2014

Xenófanes de Cólofon

Xenófanes de Cólofon (570 a.C. - 460 a.C.)  foi um filósofo grego, nascido na cidade de Cólofon, na Jónia, atual Turquia.  Passou  certo tempo na Sicília e em Eleia.

 O filósofo e poeta, combateu as idéias sobre antropomorfismo, que é o pensamento dominante de que Deus possuía características e atribuições humanas. Xenófanes já possuía a idéia de que Deus era um ser perfeito e unitário, o que só viria a acontecer com o advento das grandes religiões tradicionais. Por conta disso, é considerado um estudioso da teologia.

No livro “Metafísica, de Aristóteles, o filósofo escreveu que Xenófanes foi o primeiro a identificar que o “Um” não é apenas um conceito ou uma matéria, mas sim ligado a Deus.
 “Se os bois, os cavalos e os leões tivessem mãos ou pudessem pintar e realizar as obras que os homens realizam com as mãos, os cavalos pintariam imagens dos deuses semelhantes a cavalos, os bois semelhantes a bois, e plasmariam os corpos dos deuses semelhantes ao aspecto que tem cada um deles”
Segundo ainda Xenófanes, é impossível que os deuses nasçam, pois se nascem, também morrem. Nem também se movam ou desloquem de um lugar para outro, permanecendo, assim, sempre imóvel. Muitos acreditam que Xenófanes se aproximava mais de um reformador religioso do que de um filósofo propriamente dito,  ao contrário de Anaximandro, por exemplo, que havia criado um conceito que buscava na natureza da matéria um motivo para todas as transformações, o apeiron.  Xenófanes se apegava a ideia de que a essência de todas as coisas, o ser absoluto, era o UM, e o filósofo Teofrasto alegava que segundo os ensinamento de Xenófanes, o Um é Deus. Tudo é o Um.

A física de Xenófanes é semelhante a dos jônicos em relação ao princípio de tudo. Em alguns fragmentos ele admite ser a terra, em outros, a terra e a água a origem e o fim de todas as coisas. A importância de Xenófanes se deve ao fato de inaugurar um modo de pensar a unidade como totalidade, do movimento como ilusão e da separação entre o percebido e o refletido. Suas ideias terão acabamento na escola eleática, cujo maior expoente foi o famoso Parmênides.
No campo de vista moral ele sempre destacou muito os valores intelectuais do homem, afirmando que a superioridade se encontra na inteligência e na sabedoria e não nos dotes físicos, algo muito valorizado pelos gregos da época. Ele achava que o que tornava uma cidade melhor para  a sua população era a inteligência do povo que nela habitava, essa sabedoria é que iria fazer com que acontecesse progresso, essa era a verdadeira força necessária para o desenvolvimento, a força do saber. Não adianta lutar apenas por um corpo perfeito, pois tudo vem da terra e pra ela volta. 




 Ele costumava dizer que a terra é  o princípio das coisas, principalmente do homem, que é feito de terra e água.
Xenófanes não fundou a escola Eleática, embora seu  fundador, Parmênides, muito tenha se inspirado em algumas de suas ideias. Como filósofo andarilho , ele não possuía  nada estruturado que pudesse se assemelhar a uma escola, diferentemente de Parmênides.
Xenófanes viveu até os 92 anos de idade, morrendo em 460 a.C.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA - PESQUISA REALIZADA NOS SEGUINTES SITES:
www.templodeapolo.net
www.afilosofia.com.br
educacao.uol.com.br
origem-da-filosofia.info
www.mundoeducacao.com
www.consciencia.org
www.suapesquisa.com
www.infoescola.com
www.e-biografias.net
www.brasilescola.com
www.mundodosfilosofos.com.br

 www.webartigos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário